sexta-feira, 24 de maio de 2013

Como o Air-Bag pode salvar vidas


Por: on sexta-feira, maio 24, 2013

Dirigir é uma atividade que envolve riscos. Portanto, todo cuidado é pouco para evitar ou minimizar as consequências de um acidente. Orientar e educar motoristas e pedestres, atualizar regras de trânsito e aprimorar dispositivos de segurança que visem maior proteção ao motorista e passageiros são essenciais.
O desenvolvimento da engenharia automotiva e o crescente emprego de tecnologias mais avançadas na produção de automóveis são acompanhados da criação de uma série de acessórios que conferem maior conforto ou segurança ao condutor e passageiros.
Os cintos de segurança, de uso obrigatório, destacam-se por sua comprovada ação de proteção, sendo responsáveis por expressiva redução de mortes e lesões em acidentes.
Mais recentemente, foi desenvolvido o chamado air-bag ou bolsa inflável, equipamento disponível em vários modelos de automóveis, dos básicos ou populares até os mais sofisticados, como ítem opcional ou incorporado ao veículo.

Air-bags: O que são e como funcionam

Os air-bags complementam a função dos cintos de segurança, agindo conjunta e simultaneamente com o objetivo de reter o movimento para a frente dos ocupantes dos assentos dianteiros – air-bags frontal – ou para os lados – air-bag lateral – em fortes colisões.
Os mais comuns são os frontais que ficam alojados no volante e no painel de instrumentos para maior proteção dos ocupantes dos bancos dianteiros. Existem também os laterais ou side bags. Dispostos geralmente nos bancos ou nas portas, sua função é a de proteção em impactos laterais do veículo (side bag).
Esses dispositivos são eletronicamente programados para serem ativados em colisões de características específicas: os air-bags dianteiros, por exemplo, são disparados em fortes colisões frontais ou fronto-oblíquas. Em colisões mais leves, laterais, traseiras ou em capotamentos, o dispositivo não é ativado.

Cuidados Necessários


O consumidor que optou por um automóvel equipado com air-bag deve ter alguns cuidados, não apenas para garantir maior eficiência do equipamento em caso de acidente, mas por uma questão de segurança.
* Saiba que o air-bag é um dispositivo suplementar, ou seja, não substitui a proteção oferecida pelos cintos de segurança, que sempre devem ser usados. Criado para funcionar conjuntamente, o acionamento do air-bag poderá ocasionar graves ferimen tos se os cintos não forem utilizados.

Neemias Felipe (ADMINISTRADOR)

Neemias é um rapaz jovem de 16 anos que é abençoado com a arte de blogar, ele gosta de blog dia a dia, ele é um Web Designer.
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Versão para Impressão